top of page

PROJETOS

PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO EM ISRAEL (HACHSHAROT) 

Todos os Bogrim do Bnei Akiva sabem o impacto que os programas de intercâmbio em Israel causam aos jovens Madrichim. Provavelmente, boa parte daqueles que fizeram Aliá, participaram de algum programa realizado em Eretz. Esta experiência mostra ao madrich a plenitude presente na ideologia de nossa Tnuá, e que, a vida em Israel é incrível e possível.

A Hachshará é a principal fonte de hadrachá dos madrichim do movimento. Eles voltam para seus snifim e se tornam os novos líderes, que irão fomentar o crescimento e a continuidade da Tnuá, o que cada vez se torna mais difícil no ambiente de forte assimilação.
Não obstante, o contato dos Bogrim da Hachshará no retorno ao Brasil e o contato com os madrichim mais novos, é um incentivo essencial para que as futuras gerações venham com ainda mais força para o programa. Não podemos deixar esta corrente quebrar, pois o impacto será muito danoso para as próximas gerações. Atualmente, existem programas de intercâmbio em locais como os Estados Unidos e a Europa, que cativam o jovem e ''competem'' com a Hachshará. Por isso, vamos tornar o programa cada vez mais atrativo para os jovens atuais, e inclusive explorar novos horizontes que possam contribuir com a área profissional desses jovens. Porém, tudo isso tem um custo bastante alto. Não podemos deixar que as crises econômicas no Brasil e a desvalorização cambial estejam acima de nossa ideologia.

Precisamos manter as Hachsharot cheias e, com sua ajuda, vamos conseguir!

SHLICHIM

A matéria prima de jovens que participarão da Hachshará no futuro não cairá do céu. Estes frutos serão colhidos após muito suor por parte dos madrichim que investem grande parcela de sua adolescência participando ativamente dos snifim e buscando jovens judeus nos quatro cantos do Brasil, desde os mais próximos que buscam maior sentido em suas vidas, aos mais afastados que mal sabem que podem fazer parte da comunidade. Essa tarefa não é fácil e exige - principalmente no mundo moderno e suas atrações tecnológicas - grande motivação por parte dos madrichim. Nós, Bogrim do Bnei Akiva, sabemos que um dos principais segredos do sucesso deste trabalho é a figura de Shaliach. A figura do Shaliach é central no sucesso do movimento. A realidade é que o custo do Shaliach está correlacionado com o valor do shekel. Por este motivo entendemos que é nosso dever - Bogrim do Bnei em Israel - que recebem salário em shekel - ajudar a patrocinar novos shlichim de altíssimo nível.

Contamos com a sua ajuda para os próximos shlichim no seu snif do coração!

bottom of page